Se você acompanha a internet e principalmente o mercado financeiro é bem provável que já tenha visto algo sobre criptomoedas. Com a usabilidade bem parecida com as moedas físicas, como o real, o euro e o dólar, o mesmo é válido para as criptomoedas. Porém a diferença é que seu mercado de negociações é feito totalmente de maneira online, sendo possível realizar pagamentos, transações e transferências. Por isso, separamos as três moedas digitais mais importantes da atualidade para você conhecer um pouco mais desse mundo.
BITCOIN
Atualmente, temos o bitcoin como moeda de maior destaque. Criada em 2008 e tendo seu criador em anonimato, o bitcoin sem sombra de dúvidas é a criptomoeda mais conhecida dos dias atuais. Ela surgiu com o objetivo de substituir o dinheiro físico e diminuir as intermediações bancárias ao realizar operações financeiras.
O mundo relacionado ao bitcoin, suas transações, negociações e minerações são totalmente protegidas por criptografia a fim de garantir a segurança; todas essas operações são cadastradas em um complexo sistema conhecido como “blockchain”, sendo necessário o uso de vários computadores ao redor do mundo para permitir o seu funcionamento.
A blockchain é tida como um livro contábil para as operações realizadas com o bitcoin e também para registrar sua mineração (obtenção de novas moedas). Com um valor de mercado na faixa dos 5,8 trilhões de reais e cotação ultrapassando os 300 mil reais (até a data de publicação deste artigo) o bitcoin ganha o primeiro lugar na nossa lista.
ETHEREUM
A “Ethereum” surgiu a partir de uma falha de segurança que acarretou em um roubo de aproximadamente 50 milhões de dólares da moeda Ether. Com isso, a rede da Ether foi dividida e Vitalik Buterin, fundador dessa rede, optou, em 2016, pela criação de uma nova rede. O projeto ganhou o nome de Ethereum Classic e a nova moeda ganhou o nome de Ethereum. O projeto novo foi um sucesso e o ativo ganhou muita popularidade como também apoio, valorizando mais que o projeto original.
Semelhante ao já mencionado bitcoin, suas operações também se realizam pelo blockchain para garantir segurança e para criar novas moedas também usadas na mineração. O Ethereum não foi criado para ser uma moeda, mas sim um ativo para recompensar desenvolvedores que utilizavam a plataforma para criar seus projetos.
Com um valor de mercado na, na faixa de 1,8 trilhão de reais e cotação de aproximados 16,1 mil reais, o ethereum está entre as maiores criptomoedas da atualidade.
BINANCE COIN
Lançada em 2017, por uma das maiores “Exchange” (corretoras de criptomoedas) do mundo, a Binance, foi criada para sua utilização apenas dentro de uma Exchange.
O “token” é usado dentro do ecossistema Binance Chain e oferece descontos em taxas da plataforma, em que a companhia lança constantemente novos serviços que possibilitam o uso da binance coin. O enorme desempenho e estratégia da empresa concebeu a essa moeda o título de uma das mais negociadas do mundo, com o valor de mercado de aproximadamente 528 bilhões de reais e cotação ultrapassando a marca dos 3 mil reais.
Gostou desse texto?
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.
Fontes:
Comentarios