Como aprendemos, anteriormente, sobre a rentabilidade dos investimentos em renda fixa, precisamos mostrar o que são os indexadores.
Resumidamente, os indexadores econômicos são utilizados para indicar a saúde do país e para fazer o reajuste de preços de determinados produtos. A forma que eles influenciam os investimentos de renda fixa ocorre em títulos pós-fixados, pois tais ativos estão atrelados a indexadores, assim a rentabilidade final do investimento irá performar junto com o indexador.
Abordando agora sobre o que é cada um começaremos pelo IPCA. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), é o indicador que representa a inflação do país, sendo ele calculado utilizando a média de produtos e serviços de famílias brasileiras, que ganham de 1 a 40 salários mínimos. Dizemos então que se o seu investimento render menos que o IPCA, você está perdendo dinheiro, pois a inflação foi maior que o seu investimento.
Já a taxa Selic é utilizada como a taxa básica de juros do país, sendo a principal ferramenta para controlar a inflação e influenciando todas as outras taxas de juros, de empréstimos e de financiamentos do país.
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário), é similar à Selic, porém é a média da taxa de juros dos empréstimos entre bancos. O Banco Central impõe que os bancos fechem o dia com saldo positivo, dessa forma os bancos que estão com saldo negativo pegam um empréstimo com um banco com saldo positivo. Essa operação é chamada de CDI, e os juros são próximos ao da taxa Selic.
Curtiu esse texto?
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.
Bình luận