top of page

Tipos de Operações

  • Foto do escritor: Bull Finance
    Bull Finance
  • 26 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de mar. de 2021


Algo muito discutido no mercado financeiro são os tipos de negociações existentes na bolsa de valores. Hoje abordaremos sobre esse assunto. Mas, antes é importante relembrarmos alguns conceitos relevantes para o entendimento do assunto em questão como a análise técnica e a análise fundamentalista. Primeiramente, ressaltamos a análise técnica, também chamada de análise gráfica, que está relacionada com o volume de transações, padrões de gráfico e outros indicadores específicos, de modo a tentar prever a movimentação do preço do ativo no curto e médio prazo. Já a análise fundamentalista considera os dados financeiros da empresa, isto é, fatores micro e macroeconômicos que podem afetar o setor no qual a empresa está inserida, o que mostra o melhor momento para comprar uma ação de maneira mais segura, sendo geralmente utilizado por pessoas que focam seus investimentos a longo prazo. Diante das definições abordadas, vale destacar a importância de ambas possuem para certos tipos de negociações.


“Day Trade”


“Day trade” consiste uma negociação em que ocorre a compra e venda no mesmo dia, buscando auferir lucros. Pode durar horas ou poucos minutos. Esse estilo de operação é realizado geralmente por operadores experientes e com perfil arrojado.

De maneira geral, o “day trader” compra ativos como ações quando estão em baixa e pretendem vender quando estão em alta. Também realiza operações de venda a descoberto, onde se lucra com a queda do papel.

Esse tipo de operação tem muitas vantagens atrativas. As principais são a agilidade, já que as transações ocorrem em um curto período, e a alavancagem, em que os operadores podem aumentar significativamente seu lucro em uma única movimentação. No entanto, a principal desvantagem é a perda total do capital se o investidor não tiver conhecimento, prática e autocontrole. É necessária paciência para identificação de oportunidades e ameaças ao longo do dia.


Portanto, o “day trade” é uma estratégia para um alto rendimento a um curtíssimo prazo, o que já sugere, também, um alto risco. O “trader” deve analisar a movimentação, interpretar contextos e observar tendências, atribuindo autocontrole em todas as operações feitas nesse mercado.


“Swing trade”


O “Swing trade” é um estilo de operação no qual o investidor permanece comprado ou vendido em um ativo por um período maior que um dia, podendo seu posicionamento durar dias, semanas ou até meses. Ainda confuso? Calma, vamos explicar melhor. Se você comprar e vender um ativo no mesmo dia, essa operação irá se configurar em “day trade”. Mas, se não vender o título no mesmo dia, mantendo sua posição por algum tempo, essa operação se enquadra em “swing trade”.


Essa forma de operar acaba por ser mais “tranquila” que a de “day trade”, por permitir que o investidor gerencie melhor seus riscos por meio de programações de ordens “stop loss” e “stop gain” no “home broaker”. Prevenindo-se de perdas em sua posição e tornando possível a computação de lucro sem o acompanhamento contínuo de gráficos.


Contudo, esse é um investimento que necessita de um nível alto de conhecimento sobre o mercado financeiro por parte do investidor. É indicado para investidores com perfil moderado e arrojado. Usa-se para essa operação a análise fundamentalista em grande parte, mas a análise técnica pode também ser usada devido à especulação presente na atividade.


Buy and hold”


Já “Buy and hold” não é nada mais nada menos que uma estratégia de investimento, a qual consiste em comprar determinado ativo e segurar a sua venda futuramente. Esse ‘hold’ acontece por tempo indeterminado, ou seja, enquanto a empresa tiver em baixa, ele não será uma opção de venda.


Apesar desse tipo de investimento demorar a ter um retorno e exigir um alto nível de conhecimento, principalmente de análise técnica, ele possui várias vantagens, como a diminuição de custos operacionais, possibilidade de uma valorização muito grande da empresa e, consequentemente, maior ganho. Há também, ganho de proventos o qual poderá ser reinvestido e, com o passar dos dias, ele exige um menor investimento do seu tempo.


Fontes:

https://bit.ly/39c0b5S

https://bit.ly/3cj8A9n

https://bit.ly/3sjOMIt

https://bit.ly/2NRDzjC

https://bit.ly/3vRPbo1

https://bit.ly/2NUS32g

https://bit.ly/3reIA3r


 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post
  • Instagram

©2019 - 2022 por Bull Finance.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page