É muito comum as pessoas pensarem que para investir precisa ter um bom capital, o que não passa de um grande equívoco! Tem uma opção muito boa para quem está começando seus investimentos, mas ainda não tem tanto, que é o Mercado Fracionário (MF).
O Mercado Fracionário é o mercado no qual se pode negociar as ações sem lote mínimo. Como assim? No mercado comum a venda e a compra das ações são feitas em lotes, e cada lote contém 100 ações. Já no MF você consegue comprar apenas uma parte desse lote, seja 10, 50 ou até mesmo uma única ação. Quantas o investidor desejar.
Mas como fazer isso? Basta apenas acrescentar a letra "F" no final do código da ação e em seguida indicar quantas ações deseja, ou seja, se o investidor quiser comprar ações da Magazine Luiza, por exemplo, ele vai procurar por MGLU3 e acrescentar a letra "F" ficando MGLU3F, posteriormente indique a quantidade de ações e só.
Outra dúvida muito comum aos investidores iniciantes diz respeito aos tipos de ações existentes, como as Ações Ordinárias (ON) e as Ações Preferenciais (PN).
As Ações Ordinárias dão direito a voto nas assembleias, sendo recomendadas para pessoas que desejam se tornar sócias da empresa, e são identificadas pelo número 3 no final de cada código, por exemplo, NATU3, PETR3 e VALE3. Uma vantagem das Ações ON é que em caso de mudança acionária (“mudança de dono”), elas possuem um mecanismo chamado “tag along” que protege o pequeno investidor, onde este tem o direito de receber pelo menos 80% do valor da cotação de mercado por suas ações.
Já as Preferenciais são aquelas identificadas pelo número 4, por exemplo, NATU4, PETR4 e VALE4. O investidor de ações PN têm preferência no recebimento dos dividendos da empresa em relação aos demais tipos e também no reembolso do capital em caso de falência da empresa ou qualquer outro fechamento. Assim, esses investidores possuem chances maiores de recuperar parte de seu capital, e tem direito, por lei, a receberem dividendos no mínimo 10% maiores em relação ao valor pago aos que dispõem de ações ordinárias.
Outro tipo menos comum no mercado brasileiro são as Units, ou certificado de depósito de ações, e funcionam como pacotes que apresentam classes de diferentes ativos. Uma Unit, não é uma ação e pode ser formada, por exemplo, de um conjunto de ações ordinárias, preferenciais e afins. Porém, esse tipo de investimento possui benefícios semelhantes às ações, como o baixo valor inicial , e poder de compra ou venda a qualquer momento (maior liquidez). Portanto, as Units são ativos compostos do mercado à vista, vendidos em lote padrão de, no mínimo, 100 ações.
O mais comum no mercado são Units formados por mais de uma classe de ações, como por exemplo: 1 ação ordinária (ON) + 2 ações preferenciais (PN). A codificação das Units é composta por quatro letras acompanhada do número 11. Ex.: SANB11 – Unit – Santander BR.
O Brazilian Depositary Receipt, ou Certificado de Depósito de Valores Mobiliários, é um título que permite aos investidores brasileiros comprarem ações de empresas estrangeiras, mas, que são negociados aqui, no pregão da B3. A instituição que emite no Brasil o BDR é chamada de instituição depositária. O BDR é um certificado e através dele surgem os recibos de ações que, estão lastreados às ações originais sob custódia no país de origem e podem ser comercializados nos mercados de ações do Brasil.
A regulamentação dos BDRs os classifica em três níveis, os programas de BDRs. A maneira que essas três categorias serão agregadas dentro do conjunto vai depender da estratégia adotada por cada companhia. A Alupar, por exemplo, disponibiliza units com uma ação ordinária e três ações preferenciais. Já na SANEPAR, Companhia de Saneamento do Paraná, a proporção é de uma ação ordinária para quatro preferenciais.
Gostou do texto? Para saber mais é só acompanhar as próximas postagens e ficar de olho nos nossos stories.
Fontes:
Comments