Aprofundando no tema de investimentos alternativos, temos os Capitais de risco (ou capital empreendedor) entre eles estão o Private Equity, o Venture Capital e o Seed Capital. São investimentos em empresas de capital fechado, ou seja, não é possível comprar suas ações em bolsa de valores; sendo destinados a empresas em fase de estruturação e crescimento, ou empresas desenvolvidas que anda não realizaram IPO. Este investimento pode ser feito por pessoa física ou jurídica, por meio de Fundos de Investimento em Participação (FIPs), ou diretamente, como no caso dos Investidores Anjo, de acordo com os regulamentos da CVM.
Esses investimentos são vantajosos para a empresa, pois servem de alternativa a empréstimos bancários e investimento de capital próprio, por exemplo. Além disso, as gestoras de fundos aplicam conhecimento técnico, auxilia com contatos e na gestão, com o intuito de desenvolver a empresa. Para estar apto a receber esse investimento, as empresas precisam preencher alguns requisitos e indicadores com o intuito de estipular o real valor da empresa e de suas cotas, o chamado valuation.
O intuito dos investidores obterem retorno com a venda das cotas adquiridas (EXIT), podendo ocorrer pela venda da empresa, recompra das cotas pelos acionistas majoritários, revenda das cotas para outros fundos ou uma possível abertura de capital (IPO).Um exemplo disso é a Kleiner Perkins, uma gestora de Venture Capital, responsável não só pelo investimento inicial de US$12,5 milhões, mas também por estruturar todo o modelo de gestão (OKRs ) do GOOGLE (Alphabet, holding que controla as empresas do Google, atingiu no dia 16/01/2020 o valor de US$1 trilhão em valor de mercado).
Existem diferentes modalidades com certas especificações, as três principais são:
O Seed Capital, voltado à empresas em fase inicial e startups;
Venture Capital, destinado à empresas relativamente estruturadas e em fase de crescimento;
Private Equity, focado em empresas estruturadas e consolidadas no mercado.
O processo entre a gestora e a empresa demanda tempo e certa burocracia, mas que, se feito da forma correta, será muito benéfica para ambas as partes. Embora possa ser extremamente rentável, é importante destacar que esse tipo de investimento é considerado de risco (Private Equity) e alto risco (Venture e Seed Capital), e possui baixa liquidez.
Referências:
Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital.Estrutura legal dos fundos de Private Equity e Venture Capital.Maio 2018
https://www.kleinerperkins.com/case-study/google
https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/01/16/dona-do-google-se-torna-4a-empresa-a-atingir-us-1-trilhao-em-valor-de-mercado.ghtml
http://www.apexbrasil.com.br/o-que-e-atracao-de-investimento-em-private-equity-e-venture-capital
http://www.cedrocapital.com/pt/perguntas-frequentes/o-que-e-venture-capital-private-equity/
https://www.treasy.com.br/blog/private-equity-e-venture-capital/
Commentaires