top of page

Montando a Reserva de Emergência

As reservas de emergência são capitais investidos para possíveis imprevistos ou para maior amparo financeiro, como desemprego, acidentes ou até mesmo uma viagem de última hora. Para isso, é necessário que o ativo possua boa liquidez, ou seja, que você possa retirar o dinheiro na hora crucial e que seja uma fonte segura a qual possui baixíssima oscilação. Em virtude disto, é interessante para todos os perfis de investidores fazer a aplicação desse capital em títulos de Renda Fixa.


Boas opções para a reserva de emergência são: investir no Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA, Fundos DI e também em Fundos de Renda Fixa.


O Tesouro Selic é um título público de Renda Fixa que é emitido pelo governo. É considerado ideal para reserva de emergência, visto que possui liquidez diária e oferece rentabilidade mais atrativa que a poupança. É possível começar a investir nesse ativo com baixo aporte.


O CDB, Certificado de Depósito Bancário, também é um título de Renda Fixa, mas é emitido pelos bancos, os quais captam esses recursos para fazer o financiamento de suas operações. Há CDBs de liquidez diária, os quais também possuem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil. Também existem os pré e pós fixados. No primeiro, o investidor sabe desde o início o valor a ser resgatado, e no segundo o valor será conhecido apenas no momento do resgate.


LCI e LCA são as Letras de Crédito Imobiliária e do Agronegócio, e tratam-se de títulos de Renda Fixa do setor privado. Possuem isenções de tributos, no entanto, é interessante fazer as simulações dos investimentos, pois o ativo não isento pode ter maior rentabilidade.


“FINITECHS” são plataformas que oferecem contas de pagamento digital a custo zero, como Nubank e Digio. Elas oferecem diversos produtos em suas contas (TEDs gratuitos, pagamento via boleto, etc.) em uma plataforma descomplicada e intuitiva. Muitas possuem rendimento igual à taxa CDI e liquidez diária para o montante deixado na sua conta.


Fundos de Renda Fixa são carteiras que investem, no mínimo, 80% do patrimônio em títulos de Renda Fixa como o Tesouro Direto. Possui um gestor profissional que faz alocações de ativos e acompanha diariamente a aplicação para possuir o melhor rendimento. Os retornos são semelhantes ao CDI e os melhores fundos geram desempenhos atrativos. Os fundos de Renda Fixa não possuem uma instituição que garanta o crédito como o FGC. Para o fundo de emergência, o ideal é que esta aplicação tenha prazo de liquidação em até D+1.


Como já dito, investimentos emergenciais em fundos de Renda Fixa são comuns em todos os perfis de investidores, o que difere de um para o outro é o quanto a pessoa irá disponibilizar do seu capital para fazer seu fundo de emergência, ou seja, quando o investidor montar sua carteira, irá disponibilizar uma porcentagem de seu capital para o fundo emergencial, sendo ela quem irá distinguir um perfil do outro.


Tratando-se do perfil conservador, o investidor zela pela segurança de seu patrimônio. Sendo assim, este terá uma boa porcentagem da sua carteira aplicada na reserva de emergência.

Já no perfil moderado, ele zela pela segurança, porém visa uma maior rentabilidade. Com isso, este tende a investir pouco menos do seu capital em reserva de emergência que o perfil conservador.


O perfil arrojado possui o investidor mais ousado, que busca investimentos mais rentáveis. Diante disto, sua carteira é mais direcionada a investimentos de Renda Variável. Sendo assim, a porcentagem da sua carteira destinada a fundos emergenciais é menor em comparação aos outros perfis. Ainda há quem queira investir em ativos de Renda Variável um pouco mais seguros nesta reserva, mas não é aconselhado.


Esse texto não tem o intuito de mostrar recomendações de compra, apenas esclarecer características da Reserva de Emergência e fornece exemplos utilizados por muitos investidores. Quer saber um pouco mais sobre os assuntos abordados? Acompanhe o nosso Instagram @bullfinanceufes.


Fonte:



Comments


Post: Blog2 Post
  • Instagram

©2019 - 2022 por Bull Finance.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page