O mercado futuro como já sugerido pelo nome é o ambiente onde são negociados contratos futuros, um tipo de derivativo. Essa opção é muito utilizada para quem deseja adquirir capital através de especulação ou quem pretende se proteger das oscilações de preço do mercado. Para este tipo de mercado são comercializados ativos como contratos de dólar, índices e as commodities. Esse mercado possibilita alavancagem, assim o investidor consegue movimentar valores muito acima do seu capital.
Resumindo, os contratos futuros representam o compromisso de comprar ou de vender uma certa quantia de um determinado bem em uma data adiante e por um preço pré-definido. No contrato futuro, determina-se a compra e a venda de um derivativo, estabelecendo uma data futura para liquidação, porém, considerando o preço desse derivativo no presente. Esses contratos são comprados através da bolsa de valores brasileira B3 e todos os dias a sua posição é atualizada e, com isso, é possível ganhar ou perder dinheiro, de acordo com as oscilações do mercado. Também é possível liquidar esses contratos antes do vencimento, conseguindo controlar o ganho ou a perda até o esperado, sendo possível também operações do tipo day trade.
O mercado futuro tem algumas particularidades em relação a outros tipos de derivativos. Uma delas é o fato de que todos os negócios acontecem na bolsa de valores. Por conta disso, outra característica é a homogeneidade dos produtos. Todos os contratos precisam seguir um determinado padrão, de modo que todos os investidores tenham a certeza de que estão negociando exatamente a mesma coisa e nas mesmas condições. Então, todas as condições para transferir e comercializar, são estabelecidas pela B3 e estão presentes nos contratos.
Com isso vemos que no mercado futuro é possível apostar na alta ou na queda de um determinado ativo, seja ele uma commodity, uma moeda ou um índice. Para isso, assume-se uma posição de comprado ou vendido, de acordo com seu entendimento sobre o que vai acontecer com aquele ativo.
Curtiu esse texto?
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.
Fontes:
https://bit.ly/3Au3Rv2
https://bit.ly/3AwikGv
Comments