top of page

Mercado de Ações Americano

O mercado de ações dos Estados Unidos é considerado o maior do mundo. Empresas de diversos setores e companhias mundialmente conhecidas como Amazon, Apple, Microsoft, Exxon Mobil, General Electric, Google, Pfizer, Disney, Walmart, dentre outras, possuem ações que são negociadas nas bolsas americanas. Com isso, muitas pessoas acreditam que investir no mercado de ações americano é algo para milionários ou que é necessário gastar muito dinheiro, o que não é verdade. Mas e você, já pensou em investir no mercado de ações dos EUA? Sabe como funciona?


Conhecidas no inglês como “stocks”, “shares” ou “equities”, por definição, as ações representam uma fração do capital social de uma empresa, em que ao realizar a compra do ativo o investidor torna-se sócio da mesma. Existem diversas vantagens ao investir em ações como: maior liquidez, enorme mercado de opções, custos menores da bolsa e as negociações podem ser feitas o dia todo. Além disso, investir nessas ações permite a redução de riscos da sua carteira tendo em vista que a economia americana é consolidada.


É nos EUA que se encontram as duas maiores bolsas de valores do mundo, a NYSE, conhecida como a Bolsa de Valores de Nova York e a NASDAQ, em português, Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas. Marcadas por sua importância no mercado financeiro, a NYSE possui cerca de 2.400 empresas listadas, enquanto a NASDAQ possui 3.800 empresas. Como no Brasil, no mercado americano, as ações são negociadas em código (ticker), podendo ser uma sigla, um número ou uma combinação de ambos. Por exemplo, na NASDAQ, as ações da Apple, Microsoft e Netflix são negociadas como AAPL, MSFT e NFLX respectivamente. E ações, na NYSE, da Exxom Mobil, Disney e Walmart como XOM, DIS e WMT.


Mas, como investir nessas ações? O investimento em ações no exterior, no geral, é bem semelhante ao do Brasil. O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora americana, que na grande maioria oferece uma plataforma digital para negociações via internet, o que permite o próprio investidor operar os seus investimentos. Assim, você terá acesso direto ao home broker da bolsa americana. Como podemos ver no nosso primeiro texto dessa série, “Investir no Exterior”, existem algumas regras para começar a investir tanto em ações, como em outros tipos de investimentos no exterior. Portanto, é importante ficar atento a essas regras, principalmente, as regras tributárias brasileiras aplicadas sobre o capital arrecadado.


Mesmo sendo considerada a maior bolsa de valores do mundo, junto com a solidez da economia americana, é preciso considerar os riscos ao investir em ações. Entre os principais riscos estão o risco de mercado, o mais comum e que está diretamente relacionado à economia do país; o risco de falência da empresa, por isso é importante analisar a eficiência da empresa antes de adquirir suas ações; e o risco da inflação, que interfere na rentabilidade, sendo necessário ficar atento se o rendimento está sendo real, ou seja, maior que a inflação. Em comparação com o Brasil, nos Estados Unidos esses riscos são menores, mas ainda é preciso ficar atento, a fim de evitar grandes prejuízos na sua carteira.


Entretanto, não precisamos pensar apenas nos riscos e prejuízos, mas em como minimizá-los e ter uma boa rentabilidade nos investimentos. Primeiro, é importante diversificar suas escolhas entre diferentes ações, setores e empresas. O tipo de ação a investir também pode influenciar nos riscos, por exemplo, temos por conhecimento que as ações preferenciais são menos voláteis em comparação com as ações ordinárias, logo, uma menor volatilidade pode significar um menor risco. Além disso, é sempre bom você como investidor, se manter informado sobre as empresas em que investe, seu histórico e perspectivas, também sobre o mercado, a economia e a política do país, ou seja, fatores que interferem diretamente nos seus investimentos em ações.

Assim, concluímos que os investimentos no mercado de ações americano possuem um grande potencial, devido a sua estabilidade e variedade de empresas e multinacionais ligadas a bolsa de valores. Porém, como qualquer tipo de investimento, investir em ações americanas têm suas vantagens e seus riscos. Portanto, estude bem antes de investir, procure ajuda de analistas profissionais e mantenha-se sempre atento desde a abertura da conta na corretora até as transações em sua carteira.


Gostou desse texto? Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações semanais aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.


Fontes:




Comments


Post: Blog2 Post
  • Instagram

©2019 - 2022 por Bull Finance.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page