top of page

Lula 2

SEGUNDO MANDATO LULA


Bem, antes de focar nas características desse período, vamos entender o contexto em que o Brasil se encontrava na época. O ano era 2006 e o cenário econômico em nosso país era até positivo, o Brasil vinha aperfeiçoando suas políticas exteriores tendo como foco a relação com outros países emergentes como China, Rússia e Índia que viriam a formar o chamado BRICS no futuro. Mesmo com os escândalos relacionados ao mensalão um ano antes, o primeiro mandato do governo Lula foi de certa forma bom, tendo como uma das principais causas a estabilidade proporcionada pela implantação do plano real em governos anteriores ou seja tínhamos uma economia menos volátil que deu margem para esse governo trabalhar efetivamente reduzindo o desemprego, aumentando o Produto Interno Bruto (PIB) a partir do incentivo de exportações e produção industrial além de implantar diversos programas sociais como o Bolsa família e o ProUni. Em consequência, a popularidade do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva era grande, o que resultou em uma bela vitória na eleição do dia 29 de outubro deste mesmo ano.


Um segundo começo


Em janeiro, na terceira semana após reassumir a presidência, Lula colocou em prática o PAC – Programa De Aceleração Do Crescimento”. O “PAC” era simplesmente um conjunto de diversas políticas econômicas que contou com incentivo de aproximadamente 500 bilhões de reais sendo distribuídos para as áreas de energia, infraestrutura urbana e logística gradualmente durante o período de 2007 a 2010. Essa medida foi de extrema importância para o desenvolvimento do país, pois aperfeiçoou a produção de energia elétrica que é um insumo de alto custo. Construiu-se novas ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, resultando em uma melhora significativa da exportação e consequentemente do PIB. Tal plano de ação adotado pelo governo na época pode ser definido como uma política fiscal expansionista, em que se gasta muito, porém a geração de empregos e arrecadação de impostos aumenta também. No entanto, nem tudo são flores, o orçamento astronômico de 500 bilhões de reais desse programa abriu espaço para a corrupção, várias empresas como a Odebrecht e a OAS, que estavam envolvidas nas obras, viriam a ser alvo da operação Lava Jato no futuro. Além disso, como a maior parte de todo esse dinheiro viria do próprio estado, a dívida pública sofreu um aumento significativo de 0.6 trilhão de reais, saltando de 1.1 trilhão de reais em 2006 para 1.7 trilhão de reais em 2010.


Desemprego

Analisando os dados de desemprego percebe-se que de 2006 (último ano do primeiro mandato) para 2010 (último ano do segundo mandato) o desemprego caiu de 10 milhões para 6.7 milhões, e essa queda está diretamente ligada a área da construção civil que gerou milhões de empregos devido à alta adesão do programa “Minha casa minha vida” que combinado com um acréscimo salarial mais forte que a inflação e juntamente com o crescimento exponencial da exportação de commodities, o poder de compra da população aumentou.


Crise Mundial

Setembro de 2008 foi uma data melancólica para todo mundo, nos Estados Unidos estava “estourando” a chamada crise das “subprime” um dos maiores desastres econômicos que houve em consequência da perda de valor de ativos imobiliários americanos, tal crise foi a responsável pela falência de inúmeras instituições deixando assim a economia mundial abalada. Esse seria o momento perfeito para a gestão do Lula se provar capacitada em gerir e resolver problemas, pois acreditava-se que o cenário econômico no Brasil ao final de 2008 seria caótico. No entanto, o governo Lula surpreendeu o mundo, a crise impactou muito pouco o país e isso só ocorreu pelo fato de ter tido o fortalecimento da economia interna entre 2003 a 2007. Contudo, impactos significativos puderam ser sentidos no ano seguinte em que o PIB teve queda de -0,1% enquanto no ano anterior (2008) teve crescimento de 5.1%. O governo precisou entrar em ação com medidas para incentivar o consumo interno, como a ampliação de crédito e redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados). Assim, o aumento de custo de produção ocasionado pelo caos econômico mundial não era repassado para o consumidor final.


O PRÉ-SAL


Não podemos discutir o governo de Luiz Inácio Lula da Silva sem citar o petróleo e a estatal Petrobras. No Brasil, explorava-se petróleo muito antes do presidente, porém foi em seu segundo mandato que houve maior relevância. Devido às inúmeras pesquisas e explorações, em 2007 a Petrobras anuncia o descobrimento do pré-sal, um imenso reservatório de petróleo encontrado sob uma espessa camada de sal em águas profundas e de difícil extração, localizado entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. Economicamente falando, na época em que o pré-sal foi descoberto havia um aumento da demanda de petróleo internacionalmente. O Brasil entrou na lista de interesses da Organização dos países exportadores de petróleo (OPEP). Contudo, durante o período da descoberta, a estatal estava mergulhada em diversos escândalos políticos, o que afetou negativamente os investimentos no pré-sal.


Como estava o mercado financeiro durante 2007-2010?


O ano de 2007 foi muito bom para o mercado financeiro no Brasil. O número de investidores crescia a cada dia e já estava chegando a marca de 457 mil investidores. Além disso, o Ibovespa tinha acabado de bater o recorde de 63.8 mil pontos. Nesse mesmo ano, houveram aproximadamente 60 empresas abrindo capital na bolsa de valores. Ao fim do governo, o índice continuava a subir, batendo o valor de 69,3 mil pontos em 2010. Outro fator relevante era a taxa básica de juros (Selic) que estava em 11.25% no ano de 2007 e permaneceu quatro anos em queda, batendo 9.27% em 2010 e tornando o cenário propício para realização de empréstimos.


Conclusão

Portanto, podemos concluir que o segundo mandato do governo Lula foi eficiente no que se propôs, mesmo com a falta de políticas econômicas inovadoras no primeiro mandato e os escândalos envolvendo empresas privadas e comprando apoio do PT para benefício próprio, o segundo mandato chega com apoio da opinião pública realizando a expansão do Bolsa Família, implantação do Minha Casa Minha Vida e gerando milhões de empregos por meio desses programas sociais. É notável, no entanto, que a gestão Lula é baseada na força e capital monetário do estado e a maioria dos projetos internos eram fortemente entrelaçados com ele não ocorrendo grandes privatizações durante toda sua segunda gestão. No quesito lidar com a crise, o Brasil foi um exemplo, pois anos antes o governo buscou ampliar suas relações econômicas com os países vizinhos e principalmente com a China, relações essas que alavancaram a economia brasileira em um período de extrema instabilidade. Tal destreza em sustentar a economia do Brasil concedeu visibilidade mundialmente para o país.



Fontes principais:

ANDERSON, Perry. O Brasil de Lula. Novos Estudos, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 23-52, nov. 2011. Mensal.

ISABELA BARREIROS (Brasil). Aventuras na História. Por que Lula foi preso em 1980? 2020.

https://journals.openedition.org/lusotopie/986


Commentaires


Post: Blog2 Post
  • Instagram

©2019 - 2022 por Bull Finance.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page