Você já parou pra pensar o porquê de o preço das coisas subir tanto? E por que sempre parece que não vai parar de subir? Então, ao longo desse texto trataremos um pouco sobre o tema, a chamada: Inflação.
Para falarmos de inflação temos 2 pontos chaves: a taxa Selic e o IPCA. Neste momento foquemos na taxa Selic que no ano de 2022, tem apenas a perspectiva de alta “ao infinito e além”, o que não é nada interessante para nós, tendo em vista toda a situação política e econômica do país.
Entretanto, antes de tratarmos do nosso foco propriamente dito, definiremos o que é IPCA e como ele está relacionado à taxa Selic e à inflação. Bom, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é o indicador que mede a variação de preços dos produtos e serviços essenciais consumidos pelas famílias brasileiras. Ao passo que, o IPCA é basicamente um indicador de inflação (o principal no país) a taxa Selic é seu contraponto.
Mas como assim, a Selic é o contraponto do IPCA?
A Selic é a taxa básica de juros definida pelo banco central e serve justamente para controlar a inflação, dessa forma a analogia de contraponto fica evidente. Contudo, quais os impactos de uma alta na taxa Selic?
Com os juros mais altos, a tendência é que o consumo seja reduzido, e pela lei da oferta e da procura haja uma redução nos preços dos produtos, freando a inflação. Porém, quando alta demais a Selic prejudica o desenvolvimento do país, uma vez que os juros estão mais altos o crédito no mercado diminui, o que muitas vezes significa uma desaceleração da produção e consequentemente uma menor geração de valor na economia. Ou seja, a flutuação da taxa Selic pode ser comparada a uma faca de dois gumes, ao passo que, regula os produtos na prateleira, freia a produção do país e isso impacta negativamente nos produtos e serviços essenciais.
Por fim, para nós consumidores, resta estar atento a essas flutuações e estar aberto às oportunidades que essas movimentações na economia nacional nos proporcionam. Com a taxa de juros elevada o mercado de renda variável tende estar em baixa, o que costuma ser um indicativo de compra para os mais arrojados, da mesma forma que, o mercado de renda fixa está aquecido e é um caminho bem viável àqueles que querem proteger seu patrimônio.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.
Muito bom!!