Ecossistema de startups e seu impacto na economia
- Inae Sena
- 2 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Nos últimos anos, o ecossistema de startups tem se tornado um motor poderoso de crescimento econômico em muitos países ao redor do mundo. Essas empresas emergentes, geradas por empreendedores visionários, cada vez mais impulsionam inovações no mercado e criam novas oportunidades de emprego. Mas antes de adentrar no impacto que as startups causam na economia, precisamos entender o seu funcionamento.
O que são ecossistemas de startups?
Ecossistema de startups nada mais é do que um conjunto de indivíduos ou instituições que trabalham em prol do desenvolvimento e sucesso de empresas iniciantes (ou não) no mercado. Esses grupos podem ser:
Empreendedores e fundadores de startups;
Investidores e empresas de capital de risco;
Incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking;
Universidades, centros de pesquisa e inovação;
Mentores e consultores;
Governos e agências reguladoras;
Organizações comunitárias e associações empresariais.
Cada um desses grupos é responsável por desempenhar um papel importante no ecossistema de startups, como, por exemplo, fornecendo acesso a recursos críticos, como financiamento, mentoria, espaço de trabalho, networking, conhecimento especializado e conexões com o mercado.
Além disso, o ecossistema de startups envolve fatores socioeconômicos e culturais que geram o ambiente empreendedor, como políticas governamentais, regulamentações, infraestrutura, disponibilidade de talentos e uma cultura que estimula a inovação e o empreendedorismo.
O objetivo desse ecossistema é facilitar o crescimento e sucesso das startups, proporcionando um ambiente propício para a inovação, o desenvolvimento de novas soluções e a geração de empregos.
Papel das startups no empreendedorismo
Atualmente vivemos tempos de constantes transformações, seja nos nossos hábitos ou estilo de vida. Novos comportamentos do consumidor, novas tecnologias, novas formas de se relacionar, principalmente com o uso cada vez maior de redes sociais e a possibilidade de realidades virtuais, como o metaverso. O mundo está em constante mudança e a todo instante são criadas novas necessidades e exigências.
O consumidor está cada vez mais bem informado, imediatista e exigente. Temáticas a respeito de sustentabilidade e transparência passaram a fazer parte do dia a dia dos negócios. Diante de um cenário desafiador, este é o principal impacto das startups: desafiar os modelos existentes e oferecer soluções disruptivas que atendam às novas dinâmicas de mercado.
Uma das principais contribuições das startups para o empreendedorismo é a sua capacidade de introduzir novas ideias e tecnologias. Elas estão constantemente explorando novos mercados, identificando lacunas e desenvolvendo soluções criativas para atender às necessidades dos consumidores. Ao desafiar os modelos de negócios tradicionais, as startups impulsionaram a concorrência de forma saudável, forçando as empresas a se reinventarem e a oferecerem os melhores produtos e serviços.
Um bom exemplo disso são os mais diversos streamings que chegaram de forma inovadora no mercado e atraíram muitos adeptos, tomando o posto de aparelhos de DVD, fita cassete e até mesmo os moldes dos programas da TV aberta, que cada vez mais está tendo que se adaptar para não perder telespectadores.
Impacto das startups na economia
Segundo dados da Fundação Kauffman, as startups são responsáveis pela geração de cerca de 50% dos empregos no mundo. No Brasil, o número de startups é bastante expressivo e, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), entre os anos de 2015 a 2021 houve um aumento de 4.151 para 13.700, sendo o crescimento de mais de 200%.
Outro quesito apontado pelo estudo é que a expansão do modelo de negócio acaba gerando desenvolvimento não apenas para a região onde a startup está localizada, já que as soluções costumam ir além das barreiras geográficas. Assim, as startups geralmente movimentam o mercado de forma global, levando tecnologia e crescimento a profissionais, a investidores e a pessoas das mais diversas áreas e pontos do planeta.
Além disso, as startups são uma fonte significativa de criação de empregos. Ao iniciar suas operações, essas empresas precisam expandir suas equipes para desenvolver, testar e comercializar suas ideias. Esse crescimento rápido impulsiona a economia, gerando oportunidades de trabalho para profissionais de diversas áreas, como engenheiros, designers, desenvolvedores e especialistas em marketing. A capacidade das startups de atrair jovens talentos recém formados e qualificados também contribui para a renovação do mercado de trabalho.
Inovação no mercado
Agora que entendemos melhor o que são startups e o impacto delas no mercado, vamos “conhecer” melhor alguns exemplos práticos de como uma solução apresentada por startups alterou o modo de fazer negócios.
Streaming:
Em 1985 nascia a empresa Blockbuster com uma proposta promissora, levar material audiovisual para as residências americanas. A empresa prestava serviços alugando fitas cassetes para seus consumidores e em pouco tempo o negócio deslanchou se tornando uma marca relevante nos Estados Unidos. Todavia, com o advento do serviço de streaming, que conta com serviços mais imediatistas e modernos, plataformas como Netflix e Amazon Prime ganharam milhões de assinantes, o que mudou como as pessoas consomem produtos audiovisuais.
Transporte
Uma alternativa que causou grandes transformações no cotidiano de taxistas e usuários de transporte público foram as plataformas de transporte particular, como Uber e 99. Os consumidores contam com uma variedade de opções para se locomoverem e de valores que estão dispostos a pagar pelo serviço que está na palma da mão.
Corretoras imobiliárias
Aplicativos como Quintoandar e Airbnb chegaram ao cenário atual com propostas de inovação e praticidade no quesito aluguel, compra e venda de imóveis. Hoje, as pessoas conseguem fazer trâmites de compra e venda com menos burocracia e mais praticidade para todos os envolvidos.
Deu para notar como o ecossistema de startups é uma estrutura complexa que reúne várias instâncias as quais necessitam umas das outras para o desenvolvimento de empresas. Além disso, é perceptível o impacto que as startups causam no mercado e como transforma o modo como se realiza atividades cotidianas. Seja na geração de empregos ou na forma de consumir, as startups são impulsionadoras de transformação e inovação no nosso dia a dia.
Referências:
Ecossistema de Startups: o que é e como fazer parte. Disponível em: <https://blog.aevo.com.br/ecossistema-de-startups/#:~:text=O%20ecossistema%20de%20startups%20%C3%A9,empresas%20inovadoras%2C%20iniciantes%20ou%20n%C3%A3o.>. Acesso em: 6 jun. 2023.
Conheça o programa de aceleração de startups em Santa Catarina. Disponível em: <https://www.nsctotal.com.br/noticias/conheca-o-programa-de-aceleracao-de-startups-em-santa-catarina>. Acesso em: 6 jun. 2023.
NULL, NULL. null. Disponível em: <https://www.startse.com/artigos/como-a-falencia-da-blockbuster-tornou-a-netflix-a-maior-empresa-de-midia-do-mundo/>. Acesso em: 6 jun. 2023.



Comentários