Já ouviu a clássica frase do bilionário Warren Buffett? “Se você não encontrar um jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer.” Porém, provavelmente, não compreendeu o real significado dela. Em suma, esta frase evidencia o quão importante é fazer o dinheiro trabalhar por você, ou seja, criar uma renda passiva. Mas o que seria essa renda passiva? Se existe passiva, temos uma ativa? Bem, existem basicamente essas duas categorias de renda, a ativa e a passiva.
A renda ativa é uma remuneração que depende de ação por parte do indivíduo, a maioria da população brasileira utiliza essa categoria de renda para sobreviver. Podemos imaginar como situação clássica desse cenário a venda das horas de seu dia ou mão de obra em troca de um salário. O grande problema é que o dia, convencionado pela sociedade, apresenta somente 24 horas, ou seja, essa forma de renda ativa sempre será limitada.
Alguns exemplos de renda ativa:
Emprego assalariado com carteira assinada;
Trabalho autônomo;
Venda de produtos.
Em seguida, a renda passiva pode ser analisada como uma remuneração que independe do indivíduo, ou seja, caso você não faça nada, o dinheiro ainda cairá em sua conta. Como essa categoria de renda não depende de horas trabalhadas, seus ganhos tendem a ser muito melhores a longo prazo.
Alguns exemplos de renda passiva:
Aluguel de imóveis;
Investimentos arrojados;
Ações pagadoras de dividendos e Fundos imobiliários;
Investimentos conservadores;
CDB, LCA, LCI e Selic.
Categorias de renda passiva:
Para conhecermos a fundo as formas de renda passiva precisamos entender que, independente da fonte desta, no início será necessário empregar um pouco de esforço para alcançar uma fonte de renda passiva satisfatória. Dessa forma, deve-se estudar os conceitos dessa área para amplificar resultados desejados, por materiais confiáveis da fonte a ser investida.
Agora, vamos às categorias de renda passiva:
Com aplicação inicial de capital — Nesse cenário, a pessoa irá usar uma parte de seu patrimônio já existente para criar uma renda passiva. Podemos citar a compra de uma casa com propósito de gerar um aluguel todo mês ou a compra de ações que irão pagar dividendos ou juros sobre capital próprio a cada semestre ou trimestre.
Sem aplicação inicial de capital — Não há aporte de dinheiro, visto que a renda passiva é proveniente de outros meios como, receber direitos de imagens, pensão ou royalties.
Na vida, imprevistos irão ocorrer no cotidiano. Sendo assim, possivelmente, a geração de renda ativa chegará ao fim, por causa dessa circunstância ou mesmo o passar do tempo. Portanto, é extremamente necessário praticar a organização do orçamento pessoal, o mais rápido possível, buscando sempre ter seus rendimentos mesclados entre renda ativa e renda passiva.
Referências:
댓글