Nesse texto explicaremos acerca do cupom, do papel e do título a fim de esmiuçar porque esses termos são utilizados atualmente. Será que tem relação com o passado? Vem descobrir.
Os cupons estão presentes em muitos títulos de renda fixa e podem fazer uma tremenda diferença na sua rentabilidade final, por isso devem ser sempre considerados no momento de investir. Sem rodeios, um cupom de juros nada mais é do que uma parcela do rendimento de sua aplicação que é paga periodicamente de forma antecipada.
O termo “cupom” vem do francês, “coupon”, que significa literalmente "uma parte cortada de um papel". Esta definição remete ao tempo em que os títulos públicos e privados eram impressos em papel e possuíam pequenas tiras que eram destacadas e trocadas pelo equivalente em dinheiro referente aos juros de seus títulos. Hoje os títulos não são mais físicos, mas o termo continuou a ser usado.
O termo "papel" ainda é utilizado para se referir a ações e a ativos financeiros hoje em dia. Mesmo sendo mantidas em ambiente eletrônico, essa ligação entre ações e papéis tem explicação nos primórdios do mercado financeiro, quando as ações de uma empresa eram literalmente papéis com informações impressas, que eram dadas ao portador de uma fração dos direitos.
O último e não menos importante termo é o "título" do latim “titulus”, significa “inscrição, nome do livro, designação de honra”. No mercado financeiro é utilizado para designar ativo financeiro de renda fixa que literalmente é um empréstimo para alguma entidade.
Mas, e você, gostou desse conteúdo?! Sabia do significado desses termos? Conta pra gente da Bull.
Fontes:
https://bit.ly/3qEevLV
https://bit.ly/2TmQrRw
https://bit.ly/3w9XYAi
Comentarios