Criptomoedas investir ou não investir eis a questão?
Nesse artigo iremos abordar tópicos com o lado positivo e negativo de investir em criptomoedas e também algumas diferenças entre elas.
Para que possamos entender melhor a os lados bons e ruins temos que entender como funcionam as criptomoedas:
Essas criptomoedas surgem por meio de mineração, feita na blockchain. e quem contribui para a criação dessa blockchain, acaba recebendo o pagamento em criptomoedas que passam a estar disponíveis para circulação, podendo ser negociadas diretamente nas Exchange e também via fundos de investimentos ou ETFs a partir de corretoras de investimentos.
Mas o que é o blockchain?
O termo Blockchain surgiu do encontro do universo da tecnologia com o das finanças e ganhou a atenção do mundo há poucos anos. E, justamente por ser um assunto novo, um pouco complexo e que envolve dinheiro, ele acaba gerando muitas dúvidas.
De forma resumida, blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas, como blocos de dados que formam uma corrente, daí o nome.
Agora vamos lá, vamos ver os motivos para se investir nas criptomoedas:
Vamos começar pelo fato de que como as criptomoedas não têm correlação com a economia, elas não sofrem com os efeitos da inflação. Logo, esses ativos podem proteger o poder de compra do dinheiro.
Não são somente pessoas físicas e fundos de investimentos que estão investindo em criptomoedas. As empresas estão cada vez mais comprando bitcoin e outros criptoativos. Isso faz com que aumente a confiança do mercado em relação a esses investimentos e, consequentemente, a sua procura também aumenta, o que faz com que eles se valorizem.
Recentemente, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a reconhecer o bitcoin como moeda oficial, ao lado do dólar americano, e alguns países já estão discutindo a respeito, como Paraguai, Nigéria, Tanzânia, entre outros.
Cresce cada vez mais a procura de grandes investidores por criptomoedas.
O Canadá, por exemplo, já aprovou ETFs de bitcoin e ethereum. E os Estados Unidos estão em vias de aprovação desses fundos. Por fim, o último motivo que destacamos é o grande potencial de valorização desses ativos.
E então, será que existem riscos em investir em criptomoedas ?
As suspeitas de uma possível bolha financeira rondam o sistema bitcoin há um certo tempo, principalmente, porque essa moeda teve uma rápida e grande valorização. Para muitos economistas isso não é um bom sinal, as chances de isso se transformar em uma bolha e que estoure em breve é grande.
Para deixar claro, o conceito de bolha no mercado financeiro é de que, quando um investimento sofre muita especulação, seu preço fica supervalorizado. Como são preços que não condizem com o real, podem, em um momento, apresentar uma enorme desvalorização. Outro fator importante é que ainda existe uma proibição em alguns países.
Mesmo com o crescimento e popularidade, para muitos países, essa moeda ainda é vista com certa desconfiança. Com isso, não é incomum que a sua utilização seja proibida. A China é um bom exemplo desse tipo de questão.
Por lá, qualquer operação com bitcoins é proibida. Sendo assim, nenhuma das instituições presentes no país reconhecem as negociações com a moeda. Para piorar, qualquer pessoa que tenha lucrado com a moeda deve devolver os valores. Além da China, outros países, como Bolívia e Equador também proíbem o seu uso.
Além disso, são moedas de alta volatilidade. A volatilidade está relacionada com a quantidade de vezes que o preço de um investimento oscila. No caso das criptomoedas, podemos perceber que é uma aplicação que alterou os seus preços muitas vezes.
Qualquer pessoa que pretenda investir nesse tipo de moeda deve estar a par de que um dia ela pode estar valendo muito e outro pode custar só a metade. Além disso o cenário piora, pois é um investimento sem regulamentação e que enfrenta barreiras para ser comercializada, principalmente, em determinados países.
Como conclusão temos lados positivos e negativos assim como em outras categorias de investimentos. E então, qual sua opinião sobre investir em criptomoedas, vale a pena os benefícios e riscos?
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.
FONTE:
Comments