top of page

COPOM

O COPOM (Comitê de Política Monetária) é um órgão financeiro vinculado ao Banco Central (BC), fundado em 1996. Ele foi idealizado para deixar as decisões do BC mais transparentes, e é responsável por definir as estratégias da política econômica brasileira, ou seja, é focado nas questões da política monetária.

Os membros do COPOM são pessoas selecionadas, que possuem bagagem e autoridade para decidir os rumos da economia do País. Eles se reúnem 8 vezes por ano, a cada 45 dias, e, a partir da análise econômica do País, tomam decisões que afetam o mercado como um todo. Após cada reunião uma Ata com tudo que foi discutido é divulgada no site do BC, podendo ser acessada por todos.

O Comitê, de maneira simplista, é responsável por controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia nacional, seguindo os objetivos do governo usando, para isso, como instrumento de controle, o ajuste da SELIC, a taxa básica de juros. Essa decisão sempre é tomada levando em consideração o valor oficial da inflação do País naquele período, o IPCA, que é divulgado pelo IBGE.

As decisões tomadas pelo COPOM são de grande importância para o investidor, pois elas influenciam tanto os títulos de renda fixa quanto o preço das ações. A renda fixa é afetada diretamente, já que os títulos estão atrelados à taxa de juros, enquanto o preço dos papéis listados na bolsa são influenciados pelos reflexos das decisões do Comitê na economia. Para saber mais:

https://blog.rico.com.vc/copom

https://www.sunoresearch.com.br/artigos/copom/


Comments


Post: Blog2 Post
  • Instagram

©2019 - 2022 por Bull Finance.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page