A análise fundamentalista ajuda o investidor na decisão de compra e venda de ações, dessa forma objetiva indicar os papéis que apresentam um maior potencial de valorização e outras oportunidades de mercado. A base da análise ocorre através do estudo de dados econômicos, indicadores do mercado financeiro e resultados das empresas, sendo a análise fundamentalista uma das principais estratégias para determinar os melhores ativos para investir.
A fim de alcançar uma conclusão lógica para chegar à melhores oportunidades de ações de uma determinada empresa, um analista fundamentalista normalmente considera três aspectos diferentes: Análise Macroeconômica, Análise Setorial e Análise da Empresa.
Análise Macroeconômica
Trata-se do estudo do cenário macroeconômico em que a empresa está inserida. É uma parte importante da análise, porque o ambiente, de modo geral, também influencia as perspectivas para os negócios. Essa etapa deve considerar dados como PIB (Produto Interno Bruto) do país, índices de inflação, taxa de câmbio, taxa de juros, nível de renda, entre outros.
Utilizando como exemplo a inflação, que significa a perda do poder de compra da moeda, e assim o consumo, ela também pode afetar os juros do país. Quando a inflação está muito alta, o Banco Central, através do COPOM, tende a aumentar os juros como forma de contê-la. A taxa de juros, por sua vez, é muito importante pois afeta diretamente a decisão de investimentos das empresas.
Análise Setorial
Análise de setor é um estudo profundo de um cenário no qual a empresa se encontra, considerando aspectos como características do mercado, concorrência com outras empresas, público-alvo da companhia, demanda pelas soluções oferecidas pela empresa (sejam produtos ou serviços), entre outros.
Como o cenário não é uniforme, é importante avaliar seus impactos sobre cada segmento de empresas. Também é preciso considerar questões específicas, como incentivos governamentais concedidos a certos setores, regulamentações e até mesmo mudanças estruturais.
Análise da Empresa
É realizada por meio do estudo dos dados financeiros como desempenho financeiro, balanço econômico e fluxo de caixa da própria empresa. Tendo como base diferentes fatores, essa metodologia constrói um panorama que permite ao analista encontrar ativos com preços atrativos e maior potencial de valorização.
A Coca-Cola é um grande exemplo de empresa bem-sucedida que sabe da importância de entrar em novos mercados. A empresa não ficou apenas nos refrigerantes e hoje possui uma boa gama de bebidas não alcoólicas em seu portfólio.
Conclusão
Uma das principais ferramentas para descobrir novas oportunidades de investimento é a análise fundamentalista. Tendo como base diferentes fatores, essa metodologia constrói um panorama que permite ao analista encontrar ativos com preços atrativos e maior potencial de valorização.
Nesse artigo, você aprendeu os principais conceitos da análise fundamentalista, continue afiando seus conhecimentos sobre o mercado financeiro.
Referências:
ANÁLISE fundamentalista. In: InfoMoney, 14 out 2022. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/analise-fundamentalista/. Acesso em: 22 nov 2022.
ANÁLISE fundamentalista. In: Modal Mais. Banco Modal, São Paulo, SP. 8 jun 2022. Disponível em:https://www.modalmais.com.br/blog/analise-fundamentalista/. Acesso em: 22 nov 2022.
REIS, Tiago. Como analisar um setor? In: Suno. São Paulo, SP. 5 nov 2019. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/como-analisar-um-setor/#:~:text=Por%20exemplo%3A%20é%20possível%20verificar,ou%20fracasso%20no%20longo%20prazo. Acesso em: 25 nov 2022.
FREITAS Renata. In: Treasy. 26 jun 2018. Disponível em:https://www.treasy.com.br/blog/analise-de-mercado/ Acesso em: 25 nov 2022.
Comments