Quando falamos de alavancagem é necessário saber que existem duas modalidades, a financeira, que é usada para melhorar e impulsionar a situação de uma empresa, e a operacional, que consiste em uma técnica usada pela empresa para aumentar as vendas e criar novos produtos a partir de um financiamento ou empréstimo.
O termo alavancagem financeira é a estratégia de maximizar a rentabilidade por meio do endividamento. Apesar de aparentar ser uma boa ferramenta, oferece riscos devido à criação de dívidas, já que a forma de obtenção de capital são providos de terceiros. Portanto, esse tipo de investimento deve ser bem estudado e realizado por investidores com maior experiência no mercado financeiro.
Para controlar os riscos na alavancagem é necessário ter muita cautela e conhecimento, saber seu perfil de investidor e fundamentar suas decisões baseadas em estudos, entender como realizar análises técnicas e fundamentalistas, e se lembrar de sempre diversificar seus investimentos.
O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) é retorno sobre o patrimônio líquido (RPL)/retorno sobre o ativo total (RAT). Com o GAF é possível analisar o efeito do endividamento e a remuneração de juros ao capital emprestado com o lucro que se pode alcançar, como na seguinte fórmula:
GAF = Lucro antes de juros e impostos de renda/ Lucro antes do imposto de renda.
Caso o resultado seja maior que 1, o retorno será maior do que o valor do empréstimo realizado. Com grau menor ou igual a 1, houve prejuízo na operação.
Existe também a alavancagem operacional, utilizada quando o uso dos recursos não aumentam os custos fixos da empresa, nesses casos é comum uso de estratégias que aumentem a produção e a venda para as receitas serem maiores do que os custos.
O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) é calculado para analisar a estratégia de alavancagem no resultado operacional, por intermédio da seguinte equação:
GAO = Margem de contribuição (Receita - Custos variáveis) / Lucro antes de juros e impostos de renda.
O valor de GAO elevado pode indicar que o negócio está próximo do ponto de equilíbrio, em que a receita pode ser alta, porém com custos fixos e custos variáveis mais elevados.
Gostou desse texto?
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações semanais aqui no site e no nosso Instagram @bullfinanceufes.
Fonte:
https://bit.ly/3jzyg5J
Comments